Como funciona o Dolby Atmos, o 5.1 e o 7.1 canais


O que é Dolby Atmos e como usá-lo | Dagson Sales Projetos


Você já deve ter ouvido falar de home theater com Dolby Atmos, home theater 5.1 canais, home theater 7.1 canais, home theater 5.2 canais e assim por diante. Mas afinal o que isso significa?

Neste artigo você poderá conferir o que é Dolby Atmos, home theater 5.1 canais, home theater 7.1 canais e qual é pode ser melhor para sua sala de home theater. 


Leia Também:


O QUE É DOLBY ATMOS, HOME THEATER 5.1 CANAIS E HOME THEATER 7.1 CANAIS  

Basicamente um sistema de home theater é composto por um receiver (ou pré-amplificador + amplificador(es) em sistema mais robustos), fontes de entrada (blu-ray player, decoder de tv por assinatura, Apple Tv, etc.), projetor, tela de projeção, TV e caixas acústicas.

Quando nos referimos a um home theater Dolby Atmos, 5.1, 7.1, etc. estamos falando da divisão dos canais de áudio que esse sistema foi configurado.


HOME THEATER 5.1 CANAIS

Um sistema 5.1 canais, por exemplo, é composto por:

• CAIXAS FRONTAIS
Duas caixas frontais, uma a esquerda (Left ou L) e uma a direita (Right ou R) em relação a tela de projeção ou da TV. As caixas frontais são responsáveis pela ambientação da cena, trilha sonora e diálogos secundários. Muita gente acredita que as caixas frontais são as mais importantes em uma sala de home theater, o que na prática não é verdade. É o que veremos mais a frente.

• CAIXA CENTRAL
Uma caixa central (Center ou C) que deve ficar alinhada horizontalmente a TV ou tela de projeção. A caixa central é responsável, principalmente, pelos diálogos principais em primeiro plano e pelos principais sons centralizados. Sua qualidade deve ser compatível com a das caixas frontais para que o áudio reproduzido pelas caixas da frente sejam harmoniosos.
Um erro comum em muitas salas de home theater é utilizar caixas centrais com largura e profundidade muito menores que a das caixas frontais ou escolher caixas centrais de menor qualidade do que as frontais de seu home theater.

• CAIXAS SURROUNDS
Fora as caixas frontais e caixa central, temos também duas caixas traseiras, chamadas caixas surrounds.
As caixas surrounds tem como principal função reproduzirem o áudio do que está acontecendo atrás do cameraman durante a cena. Isso permite com que tenhamos a sensação de estarmos dentro da cena ou na plateia de um show por exemplo. As caixas surrounds são as grandes responsáveis pela maior imersão durante uma sessão de filmes, shows, séries de TV, jogos de video game e, por isso, possuem tanta importância quanto as caixas frontais e central.
As caixas surrounds devem ficar posicionadas alinhadas verticalmente as frontais e atrás, nas laterais ou sobre o sofá. Jamais a frente do sofá pois isso acabaria com o efeito surround tão importante em uma sala de home theater.

• SUBWOOFER
Por último, mas não menos importante, temos o subwoofer (o .1 do 5.1). Basicamente o subwoofer é responsável por tocar os sons mais graves que as caixas frontais não são capazes de reproduzir ou estão configuradas para não reproduzirem.
Em sistemas de home theater de alta performance, normalmente, os subwoofers são ativos. Isso quer dizer que possuem um amplificador integrado a eles.
Isso se dá pois, para reproduzir sons mais graves, é necessário uma maior potência e, caso se o mesmo dependesse do receiver, poderia comprometer todo o sistema.
Em média os subwoofers possuem potência RMS de 150w, 200w, 300w, 500w, 1000w, 1500w e até incríveis 3800w, que é o caso do extraordinário Gothan G213 da JL Audio, uma verdadeira obra de arte em subwoofer.

Recapitulando: Em um sistema de home theater 5.1 canais temos duas caixas frontais, uma caixa central, duas caixas surrounds e um subwoofer.


HOME THEATER 7.1 CANAIS

Em um sistema de home theater 7.1 canais temos os mesmos canais do 5.1, porém adicionamos mais duas caixas traseiras chamadas surrounds back. Essa configuração é interessante quando montamos salas dedicadas (cinemas residenciais) com dois lances de sofá ou poltronas, onde utilizamos um par de caixas surrounds para cada lance de sofá ou poltrona. Em home livings não vejo muita necessidade da utilização do 7.1 canais, já que a maioria dos blu-rays e DVDs são gravados em 5.1 canais.

Caso queira e seu projeto permita, você pode adicionar mais subwoofers para uma melhor reprodução dos sons mais graves. Dessa forma poderíamos ter as seguintes configurações: 5.2ch, 5.3ch, 5.4ch ou 5.5ch. E, no caso de sete canais, podemos ter: 7.2ch, 7.3ch, 7.4ch e assim por diante até termos 7.7ch.

Esse tipo de configuração não é muito comum pois demanda maior conhecimento técnico e o investimento se torna muito maior.


HOME THEATER DOLBY ATMOS

A Dolby é a desenvolvedora do codec Dolby Atmos que promete uma imersão de áudio ainda maior pois, além dos canais de áudio convencionais (5.1ch, 5.2ch, 7.1ch ou 7.2ch), são adicionados canais de áudio no teto para dar a impressão de efeito surround sound 360°.

As configurações do sistema de home theater Dolby Atmos mais comuns são:
- 5.1.2 = Duas caixas frontais, uma central, duas caixas surrounds, um subwoofer e duas caixas frontais height (caixas frontais no teto);
- 5.2.2 = Duas caixas frontais, uma central, duas caixas surrounds, dois subwoofers e duas caixas frontais height (caixas frontais no teto);
- 5.2.4 = Duas caixas frontais, uma central, duas caixas surrounds, dois subwoofers, duas caixas frontais height (caixas frontais no teto) e duas caixas surrounds height (caixas surrounds no teto);
- 7.2.4 = Duas caixas frontais, uma central, duas caixas surrounds, duas caixas surrounds back, dois subwoofers, duas caixas frontais height (caixas frontais no teto) e duas caixas surrounds height (caixas surrounds no teto); Ufa!!! Quanta caixa hein?! kkkkkkk

Recapitulando: Em um sistema de home theater Dolby Atmos temos a adição de canais no teto para termos a sensação de áudio 360°.

Obs.: Lembrando que para obter 100% do efeito de áudio 360° do Dolby Atmos é necessário que as caixas dos canais convencionais de áudio (frontais, central e surrounds) estejam no plano inferior e as caixas de efeito Dolby Atmos estejam em outro, no caso no teto. Esse sistema NÃO entregará todo o envolvimento se as surrounds, por exemplo, também forem instaladas no teto.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Espero ter te ajudado a entender um pouco do universo de sistemas de home theater. Te convido a conferir os outros artigos deste site CLICANDO AQUI.

Caso esteja buscando uma assessoria profissional para o projeto de sua sala de home theater de alta performance e automação de sua residência, entre em contato comigo pelo dag@dagbrasil.com.br ou acesse www.dagbrasil.com.br.

Um forte abraço e até a próxima. 





Tags:

Share:

0 comentários