A união de luxo e tecnologia para residências de alto padrão

Residências de alto padrão unem luxo e tecnologia com projetos de Dagson Sales


Foi-se o tempo em que nossas residências só serviam para morarmos.

Devido a inúmeros fatores (aumento da violência, trânsito, confusões em shows e eventos, tumulto de pessoas, etc.) muitos tem optado por sairem menos de casa e o entretenimento residencial tem atraído cada vez mais adeptos. 

Confira neste artigo como a tecnologia pode trazer muito mais conforto e diversão para você e sua família.


Leia Também:
Projeto de tecnologia residencial para apartamento da Zona Sul de SP reune luxo e alta performance
Dagson Sales assina projeto de home theater e automação para luxuoso apartamento em Recide / PE  


A TECNOLOGIA QUE TRAZ MUITO MAIS CONFORTO E DIVERSÃO PARA SUA CASA

Muitos investem em bons projetos de arquitetura e design de interiores afim de obterem o maior conforto e sofisticação que suas residências possam oferecer. Esse investimento é primordial para quem adquire um imóvel de alto padrão e deve ser levado a sério pelos proprietários da residência.

No entanto, muitos ainda desconhecem que, aliado a um bom projeto de arquitetura e design de interiores, é necessário um bom projeto de tecnologia residencial.

É comum vermos residências lindíssimas mas pouco usuais, pois projetos básicos como rede de dados com cabeamento estruturado, automação residencial, multiroom HD, som ambiente e home theater foram deixados em segundo plano.

USE A TECNOLOGIA PARA FACILITAR E MELHORAR SUA VIDA

É muito comum ouvir de clientes, antes do fechamento de um projeto, que não são tanto exigentes quanto a qualidade de áudio ou que não precisam automatizar suas casas. Porém, na mesma proporção, é muito comum ouvir desses mesmos clientes, após a entrega de um projeto concluído, que não imaginavam como era tão fácil utilizar a tecnologia em suas residências e que o audio e video de suas casas é muito melhor do que o borrão e barulho que achavam que era bom de muitas salas de cinemas que já frequentaram ou de aparelhos de áudio e video que já tiveram.

O ser humano acostuma-se fácil com o que é bom e fica fácil perceber as diferenças ao fazer um downgrade em qualquer área de sua vida.

Contar com uma boa assessoria na hora de projetar e executar o projeto de tecnologia em sua residência é um fator que trará maior valor utilitário. Pois esse tipo de profissional ou empresa devem entender da vivência e convivência de famílias para projetar algo simples de usar mas que tenha qualidade suficiente para fazer com que todos os moradores realmente queiram utilizar.

Acredito que a tecnologia deve ser uma aliada no conforto de uma residência e que seu valor utilitário deve ser maior que o valor monetário nela investido.

Seja na emoção de assistir filmes, séries, programas de tv e shows. Seja jogando seu game preferido. Seja para simplesmente ouvir suas músicas preferidas enquanto lê um livro ou aprecia uma boa bebida. Ou, até mesmo, desfrutando de um bom som ambiente enquanto recebe amigos e familiares para curtir bons momentos em sua casa. Ou em tarefas pré-programadas, sua residência acaba se tornando mais "viva" e muito mais utilizada.

O QUE TODA RESIDÊNCIA DE ALTO PADRÃO DEVERIA TER

Quando falamos em residência de alto padrão devemos ter em mente que tudo nela foi pensado para ser útil, aconchegante e de alto valor conceitual. Móveis, utensílios e itens de decoração assinados por designers de renome, marcenaria planejada, arquitetura de ponta, decoração com requinte e sofisticação são algumas das características presentes neste tipo de residência. Porém, além de tudo isso, devemos pensar no que nos faz querer estar e utilizar essa residência. Vou listar aqui o que acredito que toda residência de alto padrão deveria ter. Claro que cada caso é um caso, e que sua residência deve refletir seu estilo de vida.

01 - UM BOM LIVING PARA RECEBER AMIGOS E FAMILIARES

Receber amigos e familiares em casa é um ato de amor e deve ser sempre incentivado. Um living com sofás e poltronas aconchegantes são primordiais para quem deseja receber bem suas visitas. Soma-se a isso uma pequena adega com suas bebidas preferidas, um bom som ambiente que possa ser usado tanto em volume baixo durante conversas ou para ser usado com volume mais alto durante festas. Fora isso, a presença de um bom projetor e uma tela grande embutida permitirão que, durante uma copa do mundo de futebol ou campeonato do seu esporte favorito, você, seus amigos e familiares possam acompanhar tudo com muito mais qualidade.


02 - COZINHA GOURMET

Cozinhar é um hobby que tem cada dia mais adeptos. Além de ser relaxante, faz com que você se torne mais disciplinado(a). Fora a grande satisfação de poder fazer aquela receita que você achava que não conseguiria, ou poder ensinar seus filhos a cozinhar de uma forma descontraída e saudável. Ou ainda, quando for solteiro(a) e morar sozinho(a), preparar aquele prato especial para aquela visita especial.
Em uma cozinha gourmet você pode ter som ambiente, tv e/ou tablet ligados a internet para acompanhar receitas e dicas por exemplo. Fora isso, um sistema de aspiração central é altamente recomendado para facilitar a limpeza desse ambiente.


03 - VARANDA GOURMET

Assim como a cozinha gourmet, uma varanda gourmet tem um papel fundamental na socialização de visitas e no dia-a-dia de toda a família.
Neste ambiente você pode ter uma boa churrasqueira, um frigobar para bebidas, uma TV para acompanhar seu esporte ou programa favorito e, assim como no living e na cozinha, som ambiente de qualidade.


04 - SOM AMBIENTE NO BANHEIRO DA SUÍTE PRINCIPAL

Ouvir suas músicas preferidas ou acompanhar o noticiário durante um banho de banheira ou enquanto cuida de sua higiene pessoal é algo possível e muito bem vindo.
Algumas marcas de equipamentos de áudio e vídeo de renome oferecem equipamentos de qualidade com excelente design e resistentes a umidade.
Uma grande sacada é utilizar em seu banheiro um sistema de TV Espelho MIRRORTV que economiza espaço e traz muito mais sofisticação para sua residência (Veja a Dica 10).
Fora isso, através de um bom projeto de multiroom (Veja a Dica 09), você poderá enviar o áudio de seu iPad ou iPhone para tocar nas caixas embutidas no teto de seu banheiro enquanto visualiza as imagens na tela de seu aparelho.


05 - SALA DE HOME THEATER

Ter um cinema em casa é o sonho de consumo da maioria das pessoas. Porém, em uma residência de alto padrão isso se torna possível graças a um bom projeto, equipamentos de ponta e uma instalação correta e planejada de todo o sistema.
Existem inúmeras marcas que prometem muito mais do que cumprem e, para evitar ser enganado ou adquirir sistemas muito aquém do que realmente a sua sala de home theater precisa, contrate sempre um profissional ou empresa especializada em salas de home theater para residências de alto padrão.
A consultoria desse tipo de profissional ou empresa permitirá que sua sala de home theater seja muito mais que meros equipamentos conectados por cabos. Investindo em um projeto correto de alto padrão sua sala de home theater poderá realmente ser tratada como um cinema residencial.
Valorize seus momentos de lazer e invista em um sistema que realmente permitirá uma imersão sem igual em seus filmes, shows, séries, jogos e músicas preferidas.


06 - SOM AMBIENTE NA ÁREA DA PISCINA

Ter uma piscina em em casa em um país tropical já é algo maravilhoso. Mas, para valorizar ainda mais os momentos de diversão em sua piscina, um som ambiente de qualidade fará toda a diferença. Caixas acústicas resistentes as mudanças no tempo (chuva, frio, calor, umidade, etc.) são as mais indicadas. Opte por caixas acústicas que consigam propagar o audio em áreas abertas sem grandes distorções e que possuam design minimalista. 


07 - REDE DE DADOS RESIDENCIAL COM CABEAMENTO ESTRUTURADO

O simples fato de você estar lendo este artigo já indica que a internet já faz parte de sua vida.
Um dos grandes erros, ao construir ou reformar uma residência, é acreditar que somente o roteador wi-fi que a operadora de internet instala em seu residência será suficiente para suprir toda a demanda de uso que será destinado a ela. Imagine todas as TVs, set-up box, sistemas de áudio por streaming, video-games, smartphones, tabets, computadores e notebooks de sua residência compartilhando o mesmo wi-fi ao mesmo tempo. Assistir a uma série no Netflix ou jogar on-line ficará praticamente impraticável.
Um bom projeto de intranet residencial permitirá que o sinal de wi-fi cubra toda sua residência e que todos os aparelhos de uso fixo (TVs, set-up box, video-games, computadores, sistemas de audio por streaming e até notebooks) sejam ligados a internet através de cabos. Somente smartphones e tablets estarão ligados no wi-fi.
Fora isso a automação de sua residência depende muito de um bom projeto de rede de dados para evitar lentidão ou falha de comandos.   


08 - AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Quando falamos em automação residencial não estamos nos referindo a casas do futuro pois tornar automáticas tarefas diárias de nossa residência já é uma realidade. Tanto é que os custos com este tipo de aplicação tendem a sempre ficarem menores e muitos dos recursos presentes em sistemas mais robustos já começam a ser utilizados em sistemas mais simples.
Porém, a parte de hardware presente em qualquer tipo de sistema de automação, como Crestron, Savant, Scenario, etc., corresponde a apenas 50% do sucesso do projeto. Os outros 50% estão ligados diretamente ao know how da empresa ou profissional contratado para elaborar e executar o projeto de automação para sua residência. Conhecer bem produtos não é tudo, é preciso conhecer a convivência das pessoas com a tecnologia e tornar fácil comandos e tarefas que ficam a cargo da automação.
Quase todas as pessoas atualmente utilizam um smartphone e/ou um tablet diariamente. Tornar o controle da casa tão fácil quanto mandar uma mensagem ou e-mail é a grande sacada de quem projeta o melhor sistema de automação para sua residência.
Alguns recursos oferecidos por um bom projeto de automação são:
- Comando via iPhone ou iPad de todos os aparelhos de audio e vídeo incluindo home-theater, som ambiente, TVs e projetores de toda a residência;
- Comando via iPad, iPhone ou teclado de parede de iluminação dimerizada (permitindo a criação de cenas) e de iluminação não dimerizada;
- Controle via iPad, iPhone ou teclado de parede de aparelhos de ar condicionado, banheiras com comandos eletrônicos, bombas de piscina, irrigação do jardim, persianas e cortinas;
- Controle de acessos através de sensores e fechaduras automáticas;
- Tarefas pré-agendadas como abertura de cortinas e persianas em determinado horário, ligar e desligar luzes em horários específicos, desligar todos aparelhos ligados ao sistema todos os dias ou em um dia especifico em horário programado, etc.
- Acesso remoto das imagens das câmeras de segurança de sua residência através de seu iPad ou iPhone;
- Desligar todos os aparelhos e iluminação do ambiente ou de toda residência com apenas um comando um teclado na parede ou um comando em seu iPad ou iPhone;
Enfim, são inúmeras as possibilidades;  
  

09 - SISTEMA MULTIROOM DE AUDIO E VÍDEO HD

Imagine que sua residência possua um living, uma sala de home theater, 3 quartos, uma varanda e uma cozinha, e que em cada um desses ambientes exista uma TV. Em residências convencionais, seria necessário cada ambiente ter um móvel para serem alocados os decoders de TV por assinatura,  set-up box, blu-ray player e qualquer outro equipamento que quiséssemos conectar a essas TVs.
Com a utilização de um sistema multiambiente de audio e vídeo HD, você pode concentrar todos esses equipamentos em um só ambiente e, a partir de uma central, enviar todos os sinais de video para as TVs e sinais de audio para os falantes instalados nos outros ambientes.
Basicamente é possível compartilhar a mesma fonte de audio e vídeo entre dois ou mais ambientes, ou cada ambiente acessar uma fonte de audio e vídeo distinta.
Esse recurso, além de trazer economia quanto a marcenaria pois os ambientes não precisarão ter móveis para alocar os equipamentos, torna os ambientes mais limpos visualmente e otimiza a utilização dos pontos de TV por assinatura.
Imagine poder jogar seu video-game em qualquer ambiente de sua residência (desde de que o controle sem fio suporte grandes distâncias) ou poder trabalhar utilizando a tela de seu home theater como tela de seu computador. São várias as possibilidades.


10 - TV ESPELHO MIRRORTV

A informação da tela preta de uma TV em livings, salas de jantar, suítes e banheiros acaba desagradando grande parte das pessoas.
Uma solução sofisticada é a utilização de um sistema de TV no espelho chamado MIRRORTV.
Neste tipo de sistema um monitor, especialmente desenvolvido para esta finalidade, é instalado em um nicho em uma parede ou painel e, sobre este monitor, é instalado um vidro espelhado com tratamento especial para que, quando o monitor esteja desligado, possamos ter um elegante espelho e, ao ligarmos esse monitor, as imagens de uma TV de alta definição possam ser vistas.
Esse sistema conta ainda com caixas embutidas no forro de gesso, além de um receiver e fontes de áudio e vídeo instalados em uma central para que as informações de que ali existe uma TV sejam as menores possíveis.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

O foco mais importante desse artigo é te mostrar que o investimento em entretenimento doméstico é, além de tudo, um investimento em sua qualidade de vida e que, nos tempos atuais, devemos valorizar ainda mais (seja sozinho, com amigos ou em família) cada momento de nossas vidas.

Devemos transformar nossas casas em verdadeiros lares e, se possível, usufruirmos do que de melhor a vida tem para nos oferecer.

Caso esteja buscando um profissional para desenvolver e executar todo o projeto de tecnologia de sua residência, conte comigo. Entre em contato através do dag@dagbrasil.com.br e ficarei muito feliz em poder atende-lo(a).

Para conhecer ainda mais meu trabalho, acesse: dagbrasil.com.br

Um forte abraço e até a próxima.




Tags:

Share:

0 comentários