Dicas de como melhorar a acústica de sua sala de home theater

Dicas de como melhorar a acústica de sua sala de home theater


A acústica do ambiente é uma das grandes preocupações na hora de montar uma sala de home theater, principalmente para quem mora em apartamento.

Ter aquele vizinho chato reclamando do "barulho" causado pelos sons de seu subwoofer ou ter sons externos atrapalhando enquanto você tenta ouvir suas músicas preferidas são situações que, com certeza, você vai querer evitar.


Leia Também:
DAG Brasil inaugura novo showroom no Jd. Anália Franco
Projeto de tecnologia residencial para apartamento na Zona Sul de SP reune luxo e alta performance


COMO MELHORAR A ACÚSTICA DE SUA SALA DE HOME CINEMA

Confira abaixo algumas dicas de como melhorar a acústica de sua sala de home theater:

Primeiro darei dicas de como melhorar o isolamento acústico de sua sala de home theater e, em uma segunda parte, como melhorar a absorção de áudio em sua sala de home theater.

Lembrando que o isolamento acústico serve para não deixar o som passar de dentro para fora, nem de fora para dentro do ambiente. É ideal para cômodos barulhentos (para não incomodar os outros) e também cômodos que você quer que sejam silenciosos (como quarto e sala de estar). Já a absorção acústica serve para não deixar o som refletir nas paredes, teto e chão, evitando eco e reverberação. É ideal para estúdios e salas de home theater.



Melhore a áudio de seu home theater



DICAS DE ISOLAMENTO ACÚSTICO PARA SALA DE HOME THEATER

1 - Em primeiro lugar, há uma máxima: onde entra ar, entra som. Portanto, em primeiro lugar deve-se investir na vedação do ambiente, principalmente em vão de portas e janelas.

2 - Geralmente, as portas de madeira compensada colocadas nos apartamentos pelas construtoras são péssimas, tanto em questão de acústica quanto em questão de segurança. Portanto, é um investimento muito válido trocar pelo menos a porta da frente por uma porta de madeira maciça, que é imensamente superior tanto em acústica quanto em segurança.

3 - Pense em todas as divisões externas de sua sala, principalmente as paredes que fazem divisão com outros apartamentos, elevador e escadarias. Uma solução é revestir tais paredes com novas paredes de gesso acústico, ou dry walls, revestidas com lã de vidro ou lã de rocha. Apesar de roubar cerca de 10cm do seu cômodo, isto vai ajudar muito o som não entrar nem sair daquele cômodo pelas paredes que forem construídas.

4 - Pense na divisão com o apartamento de cima, e caso necessário, uma solução é instalar um forro de gesso acústico, revestido com lã de vidro ou lã de rocha. Funciona da mesma maneira que a dry wall.

5 - Pense na divisão com o apartamento debaixo, e caso necessário, uma solução é instalar um piso acústico como o piso vinílico ou emborrachado, que além de ajudarem com o isolamento, absorvem os impactos e tem alta durabilidade. Em casos extremos, instale um contrapiso com algum material isolante, como lã de vidro ou lã de rocha. Evite laminados de madeira, eles só aumentam o barulho pois o impacto é ecoado.

6 - Pense no isolamento das janelas. Existem janelas acústicas que são compostas por camadas de vidro em suas esquadrias, preenchendo tais estruturas para evitar a passagem do som.

7 - Ainda nas janelas, pode-se considerar trocar o vidro por um vidro mais grosso, de pelo menos 8 milímetros, por exemplo Blindex. Vidro mais grosso irá segurar mais o som.



Dicas de como melhorar a acústica de sua sala de hoem theater



DICAS PARA MELHORAR A ABSORÇÃO DE SOM EM UMA SALA DE HOME THEATER

1 - Utilize painéis de madeira para revestir a parede onde será instalada a TV ou tela de projeção. As madeiras possuem excelente absorção de áudio. Cabe nessa dica também te aconselhar a utilizar na parede onde estará a Tv ou tela de projeção revestimento com cores escuras. Isso impedirá com que a luz da TV ou Tela de projeção seja refletida para outros pontos da sala, melhorando assim o foco nas imagens do que estiver sendo assistido.

2 - Esses mesmos painéis de madeira presentes na parede onde estará a TV ou tela de projeção de sua sala de home theater podem ser revestidos por tecido. Isso melhorará ainda mais a absorção de áudio e trará ainda mais conforto e sofisticação ao ambiente.

3 - Esses mesmos painéis de madeira, revestidos ou não com tecido, podem ser utilizados nas outras paredes do ambiente. Isso poderá evitar reverberações e deixará o ambiente ainda mais nobre e aconchegante.

4 - Invista em um bom carpete revestindo todo o piso do ambiente. Carpetes antialérgicos e fáceis de limpar são os mais indicados. Opte por cores escuras para evitar também o reflexo de luz.
Sobre o carpete coloque um bom tapete. É muito comum, em uma sala aconchegante, os moradores ou visitantes se deitarem no chão durante uma sessão de filmes ou séries, por exemplo. Logo o investimento em um bom tapete é mais do que necessário. Fora isso o uso de um bom tapete melhora a absorção de áudio e garante uma boa melhora, principalmente, nos som graves de seu home theater.

5 - Invista em boas cortinas para cobrir janelas ou portas de vidro. As janelas e portas de vidro são grandes vilões para o áudio de alta performance pois tendem a reverberar o som com muita facilidade. Uma saída para esses casos é o uso de cortinas e persianas para cobrir essas janelas ou portas de vidro de tal forma que não atrapalhem a qualidade do áudio reproduzido em sua sala de home theater. Vale ressaltar que, em alguns casos, por limitações do ambiente, não é viável utilizar cortinas e persianas sobre portas de vidro. Em muitos desses casos o proprietário opta pela utilização de biombos acústicos. O que não é muito bonito porém é muito prático, pois basta guarda-lo ao fim de uma sessão e monta-lo novamente na próxima sessão.

6 - Utilize poucos objetos de vidro ou muito leves na decoração do ambiente. Muitos objetos de decoração podem "tremer" durante o uso do áudio de sua sala de home theater. Isso se dá por causa de algumas frequências sonoras literalmente empurrarem esses objetos. Isso gera barulho o que, com certeza, atrapalha a audição das nuances mais sutis do áudio do filme ou música reproduzidos em sua sala de home theater. Claro que não são todas as pessoas que percebem esses barulhos mas é sempre bom precaver.

7 - Invista em um bom sofá e almofadas. Dê preferência aos sofás retráteis e reclináveis com revestimento de tecido, pois além de mais confortáveis, cobrem uma área maior da sala e isso, em muitos casos, faz com que acabem impedindo reverberação acústica de todas as frequências no ponto principal de audição.



Dagson Sales dá dicas de como melhorar a acústica de seu home theater



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essas foram apenas algumas dicas para melhorar a acústica de sua sala de home theater.

Caso o ambiente necessite de um tratamento acústico ainda melhor, a solução mais indicada é a contratação de uma empresa para essa finalidade. A Nemesis Audiodifusores é um belo exemplo de empresa focada na melhoria acústica de ambientes residenciais e estúdios. Eles contam com diversas soluções que vão desde kits de painéis acústicas ao projeto acústico completo de sua sala de home theater.

Para contar com projetos completos de salas de home cinema, automação residencial e sistema hi-end para audição de música estéreo, acesse www.dagbrasil.com.br ou ligue (11) 3044-4552 (horário comercial). 

Enfim, espero ter te ajudado na melhoria da acústica de sua sala de home theater. Caso tenha alguma dúvida ou informação relevante sobre o assunto, utilize o campo dos comentários.

Forte abraço e até a próxima.
 

   



Tags:

Share:

0 comentários