O que é um DAC e como ele pode melhorar a qualidade de suas músicas?

O que é e pra que serve um DAC (Conversor Digital Analógico) | Dagson Sales Projetos
A  música em formato digital chegou para ficar e com ela diversas opções de aparalhos e formatos. 

Para atender a uma demanda de entusiastas que querem usufruir de suas músicas preferidas com melhor qualidade de reprodução possível, foram lançados vários formatos de áudio digital com o mínimo de compressão possível.  No entanto, para usufruir de toda essa qualidade, é necessário algumas equipamentos específicos já que a grande maioria de computadores e players de música digital não permitem extrair todo o potencial desses arquivos musicais.

Para atender a essa demanda existem os DACs de áudio que são capazes de fazer toda a diferença. Confira mais detalhes sobre esse poderoso equipamento.


Leia Também:
 

O QUE É UM DAC E COMO MELHORAR A QUALIDADE DE REPRODUÇÃO DE ARQUIVOS DE ÁUDIO DIGITAL

Um DAC nada mais é do que um conversor de sinal digital para sinal analógico. Isto quer dizer ele possui uma ou mais entradas de sinal elétrico digital (bits, 1’s e 0’s) e uma ou mais saídas de sinal elétrico analógico (formato de onda). 

Ele pode ser integrado a algum equipamento transporte (CD player ou computador), ser um equipamento único instalado entre o equipamento transporte e a amplificação (pré-amplificador ou amplificador integrado) ou ser integrado a ao pré-amplificador.

Um DAC é formado basicamente pelo chassis, pelos conectores de entrada e saída, uma fonte de energia (interna ou externa), circuitos estabilizadores da energia da fonte, clocks, estabilizadores do clock, amplificadores operacionais (chips ou discretos), decodificadores (no caso de entrada USB ou Firewire), etc.


FUNCIONALIDADES DE UM DAC 

Alguns aparelhos de DAC também incluem funcionalidades a mais como amplificador de fones de ouvido, atenuador do sinal (controle de volume) analógico/digital/híbrido, check de transparência (bit perfect), inversão de fase absoluta, circuito balanceado, controle remoto, etc.

Os DAC’s podem ser ligados a CD players por cabos coaxiais (RCA ou BNC) ou também por cabos balanceados (AES/EBU). Alguns modelos também podem são ligados a computadores diretamente (quando o DAC possui entrada USB para computador) ou através de interfaces que convertem USB/Firewire para SPDIF/AES-EBU.


MÁXIMO DE QUALIDADE PARA MÚSICA DIGITAL

Com a popularização da audição de músicas utilizando fontes disponíveis na Internet, como o iTunes, Tidal, Spotify etc. e dos arquivos lossless (FLAC, ALAC), o público mais exigente em relação a qualidade do áudio, percebeu que o uso de DAC’s, substituindo as placas de som do computador, garante que se possa extrair o máximo de qualidade na reprodução sonora.

Através de componentes premium, os DAC's conseguem manter a máxima fidelidade da música, minimizando a incidência de ruídos e jitter (uma espécie de variação de tempo que provoca erros de sincronismo no sinal digital e pode gerar distorção sonora).

Algumas das principais marcas de áudio residencial de alta performance do mundo oferecem excelentes modelos de DAC's. Cada um com suas características próprias que podem adequar-se a um uso específico. 

Destaco aqui alguns modelos de DAC's que recomendo:


NAD M51

Pré-Amplificador e conversor Digital Analógico NAD M51 Direct Digital DAC – Usa o mesmo processador de altíssima precisão do NAD M-2. Conta também com Direct Digital Feedback, que corrige quaisquer imperfeições comparando o sinal de entrada e de saída. Como Pré-Amplificador o M51 faz todo o controle de volume no domínio digital tornando-o livre de ruídos e distorções. Recebe os sinais em PCM (Digital) aumenta sua taxa de amostragem para 108MHz e converte para PWM (Analógico) a 844Khz. Possui entradas digitais padrão, Ótica, Coaxial e AES/EBU e também uma entrada USB para streaming de áudio que suporta áudio 192kHz. Suas duas entradas HDMI são compatíveis com sinal PCM (24Bit/192kHz) e sua saída HDMI faz By-pass do vídeo. Possui estágio Classe A puro de baixíssima impedância nas saídas analógicas Single-Ended e Balancedas. 


PS AUDIO DIRECTSTREAM DAC

Conversor DAC totalmente baseado na tecnologia DSD (Direct Stream Digital – Sinal digital de áudio de 1 bit e 2.8224MHz).
Faz UpSampler de sinais PCM e DSD para 10x a amostragem DSD. Revela detalhes musicais mascarados pelos processadores típicos baseados em PCM, melhora a imagem e palco sonoro. Sua topologia de construção o torna imune ao Jitter das fontes de áudio. Ele acessa dados de áudio digital de alta resolução a partir de CD transportes, CD players, computadores, redes domésticas, ou a Internet e converte os dados para o áudio analógico mais natural e envolvente possível.
• Pode ser usado como DAC e como Pré-Amplificador.*
• Controle de volume, balanço e inversão de polaridade.
• Display Touch Screen colorido.
• Mostra a capa do álbum e nome das músicas
• DAC DSD
• Entradas Digitais: 1 Entrada USB-B Assíncrona 24bits/192kHz, 2 Entradas I²S via conector HDMI, 1 AES/EBU, 1 Coaxial, 1Toslink e 1 RJ-45 para Rede.
• Saídas Single-Ended (RCA) e Balanceada (XLR).
• Desenvolvido e Fabricado em Boulder (USA).




PS AUDIO NUWAVE DAC

O PS Audio NuWave DAC é um DAC High End com preço mais acessível, baseado na linha PerfectWave possui 3 entradas digitais assíncronas incluindo uma entrada USB-B Assíncrona 24bits 192kHz, Modo Nativo e Modo Up-Sampler, quando esse modo está ativo todo sinal recebido passa para 24bits 192kHz. Estágio de saída analógico Classe A puro. Fonte de alimentação High End com transformador Toroidal. O NuWave DAC é um dos melhores produtos desenvolvidos nos 23 anos de experiência da PS Audio em fazer Conversores Digitais/Analógicos. Saídas Single-Ended (RCA) e Balanceadas (XLR).


MERIDIAN DIRECTOR DAC

Meridian Director Conversor Digital Analógico de alta fidelidade. Tecnologias e desempenho derivados diretamente da linha 800 Reference. Admite amostragens de até 24-Bit/ 192kHz, possui tecnologias Meridian como, Resolution Enhancement, Filtro Apodizante e Up-sampling (todas os sinais de 16 a 24bits/ 44,1 a 48kHz são automaticamente elevados a 24 Bits 88.2/ 96kHz). Possui 2 osciladores de Crystal (clocks) dedicados, um para 44.1kHz e outro para 48kHz, que virtualmente eliminam o Jitter.
Componentes de altíssima qualidade como, placas de circuitos de 4 camadas e capacitores de padrão audiófilo. Sua entrada padrão USB-B permite sua ligação com computadores convencionais e diretamente a Redes ou NAS servers. É alimentado através dessa entrada (acompanha fonte).
Entrada 3,5mm híbrida, pode ser usada como digital coaxial ou como mini toslink (adaptadores inclusos). Saída RCA estéreo Fixa (2v RMS), gabinete em alumínio com LEDs indicadores de entrada e taxa de amostragem recebida.
“Pode fazer gravações digitais soarem ainda melhor do que quando elas foram gravadas.” Palavras da Meridian.


MERIDIAN EXPLORER DAC

O Meridian Explorer substitui a placa de som do seu computador através de um DAC USB (conversor digital/analógico) com circuito Meridian de áudio de alta qualidade e projeto derivado da série de referência 800, juntamente com um poderoso amplificador de fones de ouvido com controle de volume analógico on-board. Qualquer que seja o conteúdo - iTunes, Spotify ®, YouTube ® ou arquivos de alta resolução, o Explorer lhe fará experimentar a máxima qualidade de som possível.
USB 2.0 Assíncrono 480Mb/s, maior resolução do mercado 24-bit/192kHz, circuito composto por placa de 6 camadas e componentes audiófilos.
Enquanto a maiorias dos DACs diminui a resolução do áudio à medida que se baixa o volume, o Meridian Explorer sempre entrega a máxima resolução do áudio atenuando o volume analogicamente. Possui também uma saída padrão P2 Analógica/Digital (Mini Toslink) de volume fixo (2v RMS), que possibilita ligá-lo a um sistema estéreo ou multicanal e controlar o volume pelo sistema. Desenvolvido e fabricado na Inglaterra.
 
É claro que existem centenas de outros modelos de DAC's disponíveis no mercado, porém nestes que mencionei é que pude perceber a melhor performance em sistemas estéreo para audição de música digital de alta fidelidade. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A música digital, apesar de apresentar excelente qualidade, demonstra que ainda irá evoluir muito e, em sistemas de home theater, áudio estéreo e multiroom, o uso de DAC's se tornará cada vez mais comum.

Espero que tenha gostado deste artigo e, em caso de dúvidas, sugestões ou assessoria para o desenvolvimento do projeto de sua sala de home theater, sistema de áudio estéreo e/ou multirrom, basta entrar em contato comigo através do dag@dagbrasil.com.br ou pelo (11) 3044-4552.

Um forte abraço e até a próxima.  


Tags:

Share:

0 comentários